terça-feira, 22 de março de 2011

Sou MOREIRA, Adaildes Alves.


Este  Site foi criado por : MOREIRA, por finalidades criar  textos, poemas, poesias e outros.
Espero satisfazer suas curiosidades de saber algo sobre me "Eu" e do que eu faço nas horas vagas.Isso é, quando tenho algum tempinho vago, pois trabalho muito, tanto em casa quanto no trabalho  ... Tem muita gente que acha que ser: Dona de casa, mãe, aluna, trabalhadora  Empresária, escritora , e resolver os problemas do dia a dia, acham que agente é desocupada... trabalho mais do que se eu estivesse trabalhando de carteira assinada, pois tenho muita responsabilidade no que faço, trabalho para mim com muito capricho...
Estou sem tempo, e o tempinho que tiro: é para meus filhos,  sair com meu marido, me arrumar é claro!
 Tenho que cuidar do corpo , do cabelo, das unhas e o principal, ir na Igreja falar  com Deus ...
No Domingo na minha folga, é o dia que eu mais trabalho, arrumar casa, lavar roupa com a máquina de lavar é claro, sair com meu marido, as vezes , resolver problemas, estudar, colocar as coisas em dias , ir na família, e as vezes não sobra tempo nem para resolver tudo, cada Domingo tenho que planejar , e na semana também sem tempo,pois procuro fazer o que posso, se não resolvo tudo, os dias prossegui e assim levando a vida... 
Gostaria  de receber seus comentários , podem fazer perguntas  e responderem perguntas.
Sou casada, tenho três filhos. Graduada em 2013 no Curso de  Letras/Licenciatura pela Faculdade "Fortium-DF" estudei lá desde 2010, atualmente em 2014 estudante de Pós-graduação em Gestão e Orientação Educacional  já terminando a Entrega do Artigo , enfim quase concluindo a Pós 2014.
 Além desse Blog  pessoal, estou escrevendo livros nas horas vagas, tenho muitos textos escritos, me considero uma escritora Romancista  Contemporânea , Poeta ou Poetisa ( trabalho na Crônica e na Poesia a Poética), Poetiza Comediante no meu modo de escrever e Poetizar , Comediante ( trabalho em meus textos as linguagens Coloquiais Propositais), pois também me formei além de Linguística em Português e Literatura me formei também na Sociolinguística ( adoro escrever a maneira que a pessoa fala em meus textos). Sou ainda, Cronista, Contista e muito mais, independente de você querer ou não que eu seja escritora. Muitos me consideram escritora  e muitos outros personagens não me consideram escritora. Mas aceito cada crítica, cada um é cada um !
 Escrevo porque gosto. É claro que ninguém sabe escrever tudo certo  nesse mundão de meu Deus, ! Escrever é tudo de bom, seja poético, seja padrão, coloquial, só sei que escrevo. Isso depende de cada momento da minha vida para escrever, escrevo algo que vejo, o que sinto, o que penso, seja real ou ficcional. Atualmente tenho muitos   livros que estão em acabamentos,serão publicados assim que eu terminá-los  e corrigir-los é claro!

 Moro em Santa Maria DF com minha família, nasci em Peixes-To,  sou feliz porque principalmente tenho a Deus,família e muitos amigos! Sou filha de Francisco Alves Moreira e Marlene Francisco Reges, bisneta de Elpídio Francisco Reges Lopes de origem africana e  neta de Elpídio Francisco Reges de origem africana e de Gregória Rodrigues Teixeira de origem indígena filha de índia são meus avôs maternos e os paternos são: Joaquim Alves Moreira de origem baiana e Ana Maria Ferreira de Jesus de origem indígena.    E os antepassados da minha geração por parte de pai  são de origem  mineira por parte  de Joaquim Alves Moreira Guarapiranga Minas Gerais o procedente de Salvador Alves Moreira o 1º Joaquim Alves Moreira e depois disso , já existiu mais Joaquins Alves Moreira procedente do 1º Joaquim Alves Moreira, deixando claro que o ultimo dos Joaquins que é meu avô paterno é de origem baiana.
“A família Alves Moreira é oriunda de Guaratinguetá, SP, procedente de Salvador Alves Moreira, n. 1723, na mesma cidade, que foi um dos primeiros povoadores do Caminho Novo, que ia para o Rio de Janeiro (DFB)." Da 1ª geração.
Avô materno de meu pai: José Pereira Ferreira, em Barreiras Bahia, avó materna dele: Ana Rita Ferreira de Jesus, bisavô materno: José Benedito Ferreira e a bisavó materna: Balduína Ferreira de Jesus, avô paterno: José Caçiro Alves Ferreira, avó paterna de papai: Francisca Alves Ferreira,bisavô paterno: não me lembro,  bisavó paterna: Santa Rita e morava no Rio Preto.  E meu pai não se esquece das histórias contadas por parentes sobre:  Tio Miguel Alves Moreira, diziam que ele adorava contar muitas histórias e piadas.
 O meu sobrenome,  e demais parentes , e dos antepassados de meu pai procede como Família Alves Moreira... Fiz muitos cursos básicos, estudei na Extensão da “UNB”, cursos de Extensão, os cursos são: Filosofia, Português e Literatura, Álgebra e Geometria, Política e Cidadania, Espanhol, sei um pouco de Inglês Básico, e em outras empresas de cursos particulares os cursos de: Informática completo com mais de 15 cursos, fui professora de reforço escolar durante 12 anos. Trabalhei como autônoma ,  com vendas de gelados como: picolés e sorvetes fabricados por mim, e atualmente sou estudante e trabalho com meu esposo na Construção Civil  na nossa Empresa "Construtora Moreira" , fazendo o trabalhar de como: sair com ele para orçamentário e compras de materiais, nas formações da Plantas dos prédios e de outras construções, nas limpezas e vistorias, e também faço rejunte de qualquer piso junto aos outros trabalhadores que trabalham nos prédios que fazemos, trabalhar não é obstáculo para mim... Empresária de Malharia e acessórios da minha Empresa e Sócia de Smero Graffiti Art com muito orgulho tenho registro e pago...

Tenho minha família em Novo Alegre-Goiás, onde são os membros: Adailton Alves Moreira, Marcilene Alves Moreira, Marcelino Alves Moreira, Marlone Alves Moreira já falecido, Wênes Alves Moreira, meu pai: Francisco Alves Moreira nascido no dia 26 de Dezembro 1928 , minha mãe já falecida Marlene Francisco Reges nasceu 17 de Dezembro de 1952 morreu no dia 11 07 de 2008,    tenho muitos outros parentes por parte de pai , a família Alves Moreira é muito grande!

De onde eu vim provavelmente você veio!
"GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana"
Família ALVES MOREIRA
Sou: Adaildes Alves Moreira (MOREIRA, Adaildes Alves: ESCRITORA/POETA/FOTÓGRAFA/FILÓSOFA/COMPOSITORA e MÃE), nasci no dia 01/01/1974, sou filha de Francisco Alves Moreira e Marlene Francisco Reges, neta de Elpídio Francisco Reges de origem africana e Gregória Rodrigues Teixeira de origem indígena são meus avôs maternos e os paternos são: Joaquim Alves Moreira de origem baiana e Ana Maria Ferreira de Jesus de origem indígena. Avô materno de meu pai: José Pereira Ferreira, em Barreiras Bahia, avó materna dele: Ana Rita Ferreira de Jesus, bisavô materno: José Benedito Ferreira e a bisavó materna: Balduína Ferreira de Jesus, avô paterno: José Caçiro Alves Ferreira, avó paterna de papai: Francisca Alves Ferreira, bisavô paterno: não sei. Bisavó paterna: Santa Rita e morava no Rio Preto.
 E os antepassados da minha geração por parte de pai são de origem mineira por parte de Joaquim Alves Moreira Guarapiranga Minas Gerais o procedente de Salvador Alves Moreira o 1º Joaquim Alves Moreira e depois disso , já existiu mais Joaquins Alves Moreira procedente do 1º Joaquim Alves Moreira, deixando claro que um dos últimos dos Joaquins que é meu avô paterno foi de origem baiana e na atualidade de 1958 Irineu Alves Moreira filho de Joaquim Alves Moreira teve um filho por nome de Joaquim Alves Moreira e ele faleceu ainda bebê com a idade entre 10 e 11 meses tornando agora n ano atual de 2016 um dos últimos procedentes de mesmo nome e sobrenome.
“A família Alves Moreira é oriunda de Guaratinguetá, SP, procedente de Salvador Alves Moreira, n. 1723, na mesma cidade, que foi um dos primeiros povoadores do Caminho Novo, que ia para o Rio de Janeiro (DFB)." Da 1ª geração. E meu pai não se esquece das histórias contadas por parentes sobre: Tio Miguel Alves Moreira, diziam que ele adorava contar muitas histórias e piadas.
O meu sobrenome, e demais parentes, e dos antepassados de meu pai procede como Família Alves Moreira descendentes de Famílias Portuguesas/ Archimenis Alves Moreira  provavelmente veio antes da Família Real por volta de 1723 com os Portugueses a vir e habitar o Brasil,  e  depois disso  com a Família Real da Coroa Portuguesa  em 1808,  veio com eles membros da Família de Salvador Alves Moreira de 1723, e  que ele era um dos Advogados da Família Real , o Advogado de  D. João, e de D. Maria I, pode sim ter início aí da vinda novamente da Família Alves Moreira ao Brasil em 1808 de pessoas ligadas a Salvador Alves Moreira de 1723 em parentescos descendentes que moravam em Portugal e deixaram famílias que também são descendentes de Salvador Alves Moreira e de  Archimenis Alves Moreira , assim eu espero que seja e tenha sido, pois meu pai Francisco Alves Moreira falava que nossa Família além de descender de Portugueses também descende de Família Militar, por isso vejo sentido nessa história que  Archimínio Alves Moreira  é parentesco de Salvador Alves Moreira e de Archimenis Alves Moreira , e Archimínio Alves Moreira morreu na cidade do Rio de Janeiro, assim como informação dada por seus descendentes. E contam que ele foi alferes em 1895, conforme registros institucionais do Exército. Foi advogado da coroa portuguesa, onde recebeu em forma de pagamentos terras ao Sul da Bahia no século XIV. Aproximadamente na década de 30 tornou-se pastor Batista.
Minha iniciação de vida: Numa cidade bem pequena chamada Peixes Tocantins onde passa o Rio Tocantins famoso, começaram minhas histórias e lá também tinha outra avó porque criou minha mãe chamava Maria e ela é mãe de Vivaldo, Vivaldi, Ângela que são meus tios. Também vovó tem uma neta que nunca esqueço a Rita é parte de minha infância, os meus pais moravam em uma fazenda em peixes, mas meu nascimento foi no Hospital de Peixes, alguns dos meus irmãos nasceram na fazenda com ajuda de uma parteira.
Meus irmãos são: Adailton Alves Moreira, Marcilene Alves Moreira, Marcelino Alves Moreira, Marlone Alves Moreira e Wênes Alves Moreira, todos nós herdamos o sobrenome de meu pai e de meu avô paterno.
Meu pai tem muitos irmãos que são: Irineu Alves Moreira, Ana Rita Alves Moreira, José Alves Moreira, Conceição Maria Alves Moreira, Aparecida Alves Borges depois que se casou Com Neto Borges ficou com esse sobrenome, Benjamim Alves Moreira, Nina Alves Moreira, Natalino Alves Moreira, Roxa Alves Moreira e João Alves Moreira.
Provavelmente da onde eu vim e você veio e seus parentes!
Joaquim Alves Moreira era o proprietário de terras em Novo Alegre Tocantins a Fazenda Veneza e que foi vendida com a assinatura dos herdeiros e menos quem não assinou foi Francisco Alves Moreira nascido no dia 26 de dezembro de 1932 irmão de Irineu Alves Moreira, herdou o nome e sobrenome de um de seus antepassados Francisco Alves Moreira:
2.4 Francisco Alves Moreira, provavelmente o mesmo que tinha terras em Euclidelândia em 1855 e 56 (vizinhas dos herdeiros da finada Jesuína Pulquéria de São José, de Damião Pereira Durão e da Fazenda Santa Bárbara, de Paulino Bento Vieira de Barcelos), cc. Francisca Emília de Gouveia (AP, DBB e Int).
2.5 Manuel Alves Moreira (hipótese), em 1851 vendeu sesmarias no Palmital, Euclidelândia, a Manuel Vieira da Silva Santos (AP). Foi dito o Francisco atual vivo em 2016 como falecido na época da venda das terras, mas atualidade do ano de 2016 ainda é vivo e morador da Cidade de Novo Alegre-Tocantins e não falecido como consta nos documentos da venda para Irineu Alves Moreira; foi cedida a venda da fazenda compra para: o dono atual até em 2016 Irineu Alves Moreira e falecido neste mesmo ano de 2016, agora atual donos 2016 por compra ou herdeiros: Maria José Alexandrina Alves da Silva, José Alves Moreira, Jazí Alves Moreira e Joarinda Alves Moreira , filhos e Zé da Praia comprador de uma grande parte por venda dos herdeiros.
"A família Alves Moreira é oriunda de Guaratinguetá, SP, procedente de Salvador Alves Moreira, n. 1723, na mesma cidade, que foi um dos primeiros povoadores do Caminho Novo, que ia para o Rio de Janeiro (DFB)."
Nota nº 2:
Por: "Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)"
"Joaquim Alves Moreira (vide Nota nº 1, no rodapé), cc. Antônia (...), com pelo menos (HB):
1.1 Joaquim Alves Moreira, de Guarapiranga, Minas Gerais, f. 1852 ou 53, testemunha de casamento em Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em 1833, pequeno proprietário de terras em 1848, no Córrego dos Tanques, em Euclidelândia, dono da Fazenda São Manuel, que deixou aos herdeiros (vizinha a João Lopes Martins e da sesmaria de Antônio de Faria Salgado, em São Sebastião do Alto, em 1855, vendida em 1856 a Adolfo Kuenzi), em 1850 foi parte em processo judicial em Cantagalo.
C. 1ª vez, 1827, Cantagalo, com Umbelina Rosa Mendes Moreira, de Guarapiranga, já f. 1846, f. de Leandro Mendes Peixoto e Joaquina Umbelina Rosa e, 2ª, com Carolina Florentina Mendes, com pelo menos, da 2ª esposa (AL, AP, HB, História de São Fidélis, de Aurênio Pereira Carneiro, fls. 40 e MJ):
2.1 Rosinda Gouveia, f. 1870 ou 71, residente em Teresópolis, RJ, com a qual Euclides da Cunha foi morar aos três anos de idade e, com o falecimento desta, passou a residir com a tia Laura, a seguir. Foi casada com o doutor Urbano Gouveia ou Silvério Coelho de Gouveia e, foi possivelmente a mesma Rosinda Alves Moreira, viúva, c. 1856, Cantagalo, com Antônio Pereira dos Santos Batista (DBB e Int).
- Obs.: Pode ter sido filho (ou neto) dela: Marechal, Dr. Urbano Coelho de Gouveia, n. 1852, Cantagalo, f. 1925, Engenheiro Militar, Deputado Federal, de 1892 a 1903, Senador de 1903 a 1909, Presidente do Estado de Goiás de 1898 a 1901 e de 1909 a 1912, cc. Leonor de Bulhões Jardim, f. do Major Inácio Soares de Bulhões e Antonia Emília Jardim, c. ger. em Lemos. (FP.3.63, site do Senado Federal e Wikipédia).
2.2 Laura Constança da Silva Moreira Garcez, c. 1846, no oratório da fazenda de Jerônimo Alves Torres, em Cantagalo, com o major de cavalaria Cândido José Antônio de Magalhães Garcês, de Nossa Senhora da Candelária, Rio (dono da Fazenda São Joaquim, em Cambiasca, São Fidélis, de 1870 a 76, onde residiam), f. de Antônio Joaquim de Magalhães Garcês e Leocádia Joaquina de Magalhães Garcês. Testemunha do casamento: Manuel Vieira do Espírito Santo (HB e História de São Fidélis, de Aurênio Pereira Carneiro, fls. 40).
Tiveram pelo menos:
3.1 Ten. Cel. Cândido José de Magalhães Garcez, em família Candinho, morou na Fazenda São Joaquim e no Solar dos Garcez, cc. Josefina Pache de Faria, com pelo menos (todas as informações deste ramo foram gentilmente enviadas pelo amigo, genealogista, Matheus Miranda, descendente do casal):
4.1 Laura Garcez, n. São Fidélis, onde c. 1905, aos 23 anos, com Peri de Miranda, de 24 anos, n. da mesma cidade, f. 1948, negociante, distribuidor e partidor público, proprietário do jornal “A Luta”, de São Fidélis, o qual fundou em 1895, f. de Gregório Francisco de Miranda e Antônia Pache de Faria, com entre outros:
5.1 Lery Miranda, que trabalhava com o pai no jornal.
5.2 Natal Garcez Miranda, n. 1912, Jurujuba, Niterói, registrado em São Fidélis, cc. Zila da Costa Rodrigues, n. 1912 (irmã de Antônio, Adelina, Dejanira, n. 1913, Fidelina, Pedro e Eliseu), f. de Antônio da Costa Rodrigues e Júlia Vieira da Costa Rodrigues, np. de Manuel da Costa Rodrigues e Deolinda Carolina da Costa, nm. de Antônio Vieira de Menezes e Fausta Rosa da Costa Menezes, com: Neize, Nei Carlo, Neide, Peri Neto, Neila e Naila Miranda.
3.2 Trajano.
2.3 Eudóxia Alves Moreira da Cunha, a mais nova das filhas, n. 1842 ou 46, f. 1869, Ponte Nova (atual Laranjais), RJ, c. 1864, Euclidelândia, com Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha (1ª esposa), n. entre 1841 e 46, f. 1909, poeta e guarda-livros, dono da Fazenda Trindade, em Belém do Descalvado, f. de Manuel Pimenta da Cunha, português, morador na Bahia, e Teresa Maria de Jesus da Cunha Barreto (1º marido), de família sertaneja (“vinda do interior da Bahia, para Salvador”), com geração na família Pimenta da Cunha (DFB, EPC, História de São Fidélis, de Aurênio Pereira Carneiro, fls. 40 e Int).
2.4 Francisco Alves Moreira, provavelmente o mesmo que tinha terras em Euclidelândia em 1855 e 56 (vizinhas dos herdeiros da finada Jesuína Pulquéria de São José, de Damião Pereira Durão e da Fazenda Santa Bárbara, de Paulino Bento Vieira de Barcelos), cc. Francisca Emília de Gouveia (AP, DBB e Int).
2.5 Manuel Alves Moreira (hipótese), em 1851 vendeu sesmarias no Palmital, Euclidelândia, a Manuel Vieira da Silva Santos (AP).
2.6 Antônio Alves Moreira (hipótese), tinha posse no Condé, Itaocara, em 1855, onde foi testemunha em 58 e 59, era administrador da posse de José Alves Moreira, em São Pedro, Itaocara (AP e MP).
2.7 Antônio José Moreira (hipótese, que também poderia ser da família Moreira da Silva), cc. Genoveva Maria Alves, com pelo menos:
- Obs.: Este possível ramo foi gentilmente enviado pelo amigo, genealogista, Darli Bertazzoni Barbosa, de Londrina, PR, e para o qual recebemos, também, informações do Sr. Abdias Venturini, o que muito agradecemos.
3.1 Gabriel Alves Moreira, n. cerca de 1855, Nova Friburgo, c. 1885, São Francisco de Paula, com Maria Antônia da Silva, n. por volta de 1867, na mesma freguesia, f. de Antônio Correia Gomes e Maria Antônia de Jesus, com pelo menos 7 filhos, todos naturais de Trajano de Morais (DBB):
4.1 Josefina, b. 1886.
4.2 José, b. 1889.
4.3 Georgina, b. 1889, um mês após o irmão José.
4.4 Joana, b. 1892.
4.5 Antônio, b. 1894.
4.6 Maria, b. 1896.
4.7 Amélia, b. 1900.
3.2 Joana Alves Moreira, n. São Francisco de Paula, onde c. 1889, com Manuel Sabino dos Santos, n. cerca de 1864, na mesma freguesia, f. de Francisco José dos Santos e Vicência Maria, com pelo menos (DBB):
4.1 Elias, b. 1900, Trajano de Morais.
3.3 Maria Alves Moreira, n. cerca de 1871, São Francisco de Paula, onde c. 1889, com João José de Souza, n. por volta de 1861, Nossa Senhora das Neves, Macaé, f. de Luís José de Souza e Maria Alves, com pelo menos (DBB):
4.1 Virgínia, b. 1893, Trajano de Morais.
4.2 Quirino, b. 1895, Trajano de Morais.
4.3 Maria, b. 1902, Trajano de Morais.
3.4 Adelaide Alves Moreira, n. cerca de 1872, São Francisco de Paula, onde c. 1891, com Luís José de Souza Júnior, n. cerca de 1864, Nossa Senhora das Neves, Macaé, f. de Luís José de Souza e Maria Alves, com pelo menos 5 filhos, todos naturais de Trajano de Morais (DBB):
4.1 Alfredo, b. 1893.
4.2 Maria, b. 1895.
4.3 Adelaide, b. 1897.
4.4 Deocleciano, b. 1899.
4.5 Isaura, b. 1901.
3.5 Bernardo Alves Moreira da Silva, n. cerda de 1868, São Francisco de Paula, onde c. 1893, com Lincolina Maria Moreira da Silva, n. por volta de 1873, na mesma freguesia, b. 1874, Trajano de Morais, f. de Vitorino Moreira da Silva e Antônia Maria de Jesus Moreira da Silva, com pelo menos (Abdias Venturini e DBB):
4.1 Elísia, b. 1894, Trajano de Morais (DBB).
4.2 Genoveva, b. 1896, Trajano de Morais.
4.3 Virgílio, b. 1899, Trajano de Morais.
4.4 Irinéia, b. 1901, Trajano de Morais. Padrinhos: Lino José Pinheiro e Adelaide Moreira da Silva.
3.6 Antônia Alves Moreira, n. São Francisco de Paula, onde c. 1893, com Francisco José do Espírito Santo Sobrinho, n. da mesma freguesia, f. de Joaquim José do Espírito Santo e Honorina Maria de Jesus ou do Espírito Santo, residentes em São Francisco de Paula, com geração na família Melo (DBB e Ig).
3.7 Miguel Alves Moreira, n. cerca de 1867, São Francisco de Paula, onde c. 1896, com sua cunhada Idalina Moreira da Silva, b. 1881, Trajano de Morais, f. de Vitorino Moreira da Silva e Antônia Moreira da Silva, com pelo menos (Abdias Venturini e DBB):
4.1 Brasilina ou Brasilino, b. 1897, Trajano de Morais (DBB).
4.2 Antônia, b. 1900, Trajano de Morais.
3.8 Elias Alves Moreira, c. 1900, São Francisco de Paula, com Messias Cândida do Amaral, f. de Marcelino Coelho do Amaral e Cândida Maria das Neves do Amaral, com pelo menos (DBB e Ig):
4.1 Guiomar, b. 1901, Trajano de Morais (DBB).
3.9 João Alves Moreira (hipótese), cc. Perpétua Lima de Castro, com pelo menos:
4.1 Elias, b. 1899, Trajano de Morais.
4.2 Odília, b. 1902, Trajano de Morais (DBB).
1.2 Rodrigo Alves Moreira (hipótese), cc. Maria Antônia de Jesus, com pelo menos (HB):
2.1 Domingos Alves Moreira, de São Pedro da (...), Porto, Portugal, c. 1848, Cantagalo, com Francisca Bersot, desta cidade, f. de Vítor Bersot e Caterina Bersot.
- Obs.: Encontramos na Internet: São Pedro da Cova e São Pedro da Raimonda, ambas no Porto.
BARRA DE SÃO JOÃO/RIO DAS OSTRAS/CONCEIÇÃO DE MACABU:
Joaquim Alves Moreira, do Porto, Portugal, cc. (...), com pelo menos (que deixaram descendência na Região dos Lagos, RJ):
1.1 Joaquim Alves Moreira Júnior, da região de Barra de São João/Rio das Ostras, cc. Umbelina Nascentes Sodré Moreira, f. de Manuel de Sampaio Sodré e Carolina Nascentes de Almeida, estabelecidos em Conceição de Macabu (na época pertencente a Macaé), com pelo menos:
2.1 Ormindo Alves Moreira n. Conceição de Macabu.
2.2 Manuel Alves Moreira, n. Conceição de Macabu (onde nasceram todos os seus filhos e filhas), cc. Ana Barbosa Moreira, com entre outros:
3.1 Demerval Barbosa Moreira, médico, morador em Nova Friburgo.
3.2 Waldir Barbosa Moreira, médico e político, morador em Teresópolis.
3.3 Carlos Barbosa Moreira, dentista, veterinário e militar, morador em Teresópolis.
3.4 Helvécio Barbosa Moreira, cc. (...), com filhos nascidos em Conceição de Macabu. São os avós do amigo, genealogista, Carlos José Rosa Moreira, que mandou todas as informações destes Alves Moreiras de Barra de São João, Rio das Ostras e Conceição de Macabu.
Nota nº 1:
A família Alves Moreira é oriunda de Guaratinguetá, SP, procedente de Salvador Alves Moreira, n. 1723, na mesma cidade, que foi um dos primeiros povoadores do Caminho Novo, que ia para o Rio de Janeiro (DFB)."

7 comentários:

  1. Olá,meu nome é Washington M Moreira e busco origem de família paterna. Meu bisavô se chamava Archimínio Alves Moreira, morreu na cidade do Rio de Janeiro. Foi alferes em 1895, conforme registros institucionais do Exército. Foi advogado da coroa portuguesa, onde recebeu em forma de pagamentos terras ao Sul da Bahia no século XIV. Aproximadamente na década de 30 tornou-se pastor Batista. Porém não encontrei nenhuma ligação com o estado de São Paulo. Teria algum registro com esse nome?
    Agradeço,
    Wash...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter mesmo parentesco conosco, pois meu pai é Baiano e a família dele vieram todos da Bahia, antes disso trilharam por terras de São Paulo , depois Rio de Janeiro , Bahia , Minas Gerais, Goiás e DF, meu pai tem história em quase todo Brasil, ele é descendente de Português também por parte de pai... Registros serão muito difícil encontrá-los, pois na época muitos não se registravam, foram poucos, o passado deles buscamos por histórias antigas,,ok? Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Washington os Registros naquela época eram poucos e as famílias se perdiam umas das outras, mas nossa história é contada pelos mais velhos de nossas Famílias que vão fazendo ligação uma na outra, meu Pai e meus avós falavam muito em Tio Miguel Alves Moreira, na Tia Brasilina, na Tia Adelaide eu herdei meu nome Adaildes por causa da Tia Tataravó Adelaide meu pai quem colocou o meu nome porque achava bonito Adelaide e resolveu mudar e ficar parecido, meu nome Adaildes Alves Moreira e o dela é Adelaide Alves Moreira, nossa Família por mais que tenham outros sobrenomes herdados dentro do nome de muitas famílias que entraram para a Família Alves Moreira, mesmo assim todos seguem a Procedência de Salvador Alves Moreira de 1723 São Paulo foi o primeiro habitante do Brasil com este sobrenome registrado por testemunhos e falas de parentes próximos a ele.

      Excluir
  3. "A família Alves Moreira é oriunda de Guaratinguetá, SP, procedente de Salvador Alves Moreira, n. 1723, na mesma cidade, que foi um dos primeiros povoadores do Caminho Novo, que ia para o Rio de Janeiro (DFB).
    Nota nº 2:


    Joaquim Alves Moreira (vide Nota nº 1, no rodapé), cc. Antônia (...), com pelo menos (HB):

    1.1 Joaquim Alves Moreira, de Guarapiranga, Minas Gerais, f. 1852 ou 53, testemunha de casamento em Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em 1833, pequeno proprietário de terras em 1848, no Córrego dos Tanques, em Euclidelândia, dono da Fazenda São Manuel, que deixou aos herdeiros (vizinha a João Lopes Martins e da sesmaria de Antônio de Faria Salgado, em São Sebastião do Alto, em 1855, vendida em 1856 a Adolfo Kuenzi), em 1850 foi parte em processo judicial em Cantagalo.
    C. 1ª vez, 1827, Cantagalo, com Umbelina Rosa Mendes Moreira, de Guarapiranga, já f. 1846, f. de Leandro Mendes Peixoto e Joaquina Umbelina Rosa e, 2ª, com Carolina Florentina Mendes, com pelo menos, da 2ª esposa (AL, AP, HB, História de São Fidélis, de Aurênio Pereira Carneiro, fls. 40 e MJ):

    2.1 Rosinda Gouveia, f. 1870 ou 71, residente em Teresópolis, RJ, com a qual Euclides da Cunha foi morar aos três anos de idade e, com o falecimento desta, passou a residir com a tia Laura, a seguir. Foi casada com o doutor Urbano Gouveia ou Silvério Coelho de Gouveia e, foi possivelmente a mesma Rosinda Alves Moreira, viúva, c. 1856, Cantagalo, com Antônio Pereira dos Santos Batista (DBB e Int).

    2.2 Laura Constança da Silva Moreira Garcêz, c. 1846, no oratório da fazenda de Jerônimo Alves Torres, em Cantagalo, com o coronel Cândido José Antônio de Magalhães Garcês, de Nossa Senhora da Candelária, Rio (dono da Fazenda São Joaquim, em Cambiasca, São Fidélis, de 1870 a 76, onde residiam), f. de Antônio Joaquim de Magalhães Garcês e Leocádia Joaquina Garcês. Testemunha do casamento: Manuel Vieira do Espírito Santo (HB e História de São Fidélis, de Aurênio Pereira Carneiro, fls. 40)."

    ResponderExcluir
  4. Washington M Moreira e este "M"? é de Morais?

    ResponderExcluir