quinta-feira, 14 de abril de 2011

Comédia: Procurando Chifres em Cabeça de Égua!

Gartic

http://gartic.uol.com.br/debspepper/desenho-livre/auge-a-egua-2


Da Autora Adaildes Alves Moreira. Quem quiser pode encenar esta peça. Fazer Teatro, cenas de novelas, autorizado pela autora...

Tudo ia muito bem na vizinhança, quando Dona Conceição resolveu fazer uma viagem para a Cidade Maravilhosa, a família sem dinheiro teve que economizar o ultimo centavo para ir a tal viagem. Ela sonhava tão alto que ficava em uma cadeira em frente a casa dela só lembrando de cada detalhe do Rio de Janeiro, ela via a cidade pela TV e Revista, não perdia nenhuma novidade da cidade sonhada um dia queria conhecer-la.
Conversando com os membros de sua família era uma discussão só.
Conceição:_ Salustiano vem cá meu vei, quero te dizer uma coisa!
Salustiano:_ Que foi mulher minha veia, estou ocupado fazendo o jantar, tu sabes que eu não nasci ontem, o que planeja nesta tua cabecinha maluca?
Conceição: _ Então tua achas que sou mulher de ficar matutando maluquices, estou pensando real homem!Quer saber te falo amanhã, hoje vou ficar aqui sonhando mais um pouquinho nesta cadeira e faça logo este jantar estou esperando!
Enquanto ela pensava no plano de viagem, Salustiano fazia o jantar e a cozinha toda bagunçada e ele agoniado querendo saber qual era  a novidade de sua esposa e mais  a pouco chega os quatro filhos do casal: Ana, Marina, Pedro e Sebastião.
Salustiano:_Que bom que chegaram, a louca de sua mãe está sonhando altas esquisitices, o jantar está na mesa, a cozinha uma bagunça, sou escravo desta casa, quero que todos tomem um banho e sentem a mesa, vamos tentar fazer sua mãe falar logo, ela está me matando de curioso!Meu Deus, acho que só posso ter morrido e nasci em outra encarnação! Que mulher marrenta esta minha! Chega de conversa já para o banho!
Conceição: _Quem chegou?Estava tirando um cochilo e fui até... oh!oh! é segredo falo amanhã!
Salustiano:_Sua veia loca, nem viu seus fiinhos chegarem, devem sentir muito de ter uma disnaturada como tu.
Conceição:_É mesmo? Pensa desse jeito? Agora mesmo que vou continuar com meu plano, vou arrancar a ultima gota e fazer tudo que quero. E já para o banho também, você está fedendo a gordura e cebola! Chispa coisa feia, não sei onde estava com a cabeça de ter me juntado com você, é melhor o jantar valer a pena, se não...!
Salustiano:_Se não o que sua maluca! Procurando chifres em cabeça de égua!O que pretendes com sua ideia secreta, quero saber logo, anda me diz!
Conceição:_Só amanhã, e seus filhos cadê já saíram do banho, anda vai logo tirar esta catinga!
Salustiano: sim , todos já estão limpos e já vem para a mesa, hoje vou arrancar o que quero de você!
Conceição:_O que isso homem? Tu te aquetes, veja só! E,ah,ah...Filhos!Como foram na faculdade?
Marina:_Bem mãe!O pai hoje está estranho!
Pedro: _Me lasquei hoje, oh prova difícil, logo Matemática, me dei mal.Não sei se vou jantar!
Conceição: _Tive uma ideia, vou falar amanhã para seu pai, mais o bicho bruto que arrancar minhas ideias hoje, vão ficar bem, é só estudar mais um pouquinho filhotes!
Sebastião: Esquisito!Aqui só tem doideira nesta casa! Não quero jantar, imagina a cozinha está um desastre, imagina o jantar do papai?
Conceição: _Pois é, deveriam está acostumados com as comidas malucas de sua pai, cada dia é uma boia diferente e ninguém sabe se é arroz ou molho, se é feijão ou farinha, é comida de Baiano, como ele gosta de farinha soca farinha em tudo que é canto, oh homem retado, diacho meu!
Salustiano:_Pronto! Estou limpo, me deem um abraço filhotes, estou atormentado hoje, esta que se diz mãe está me deixando cansado, acho que atirei pedra na cruz, só pode ser!
Ana:_Vamos logo jantar, não aguento mais, que fome! Me parece bom o jantar vendo daqui!Quero comer carne, salada arroz e a sobremesa.
Conceição:_Que sobremesa filha?Pobre não come sobremesa! Sua sobremesa vai ser suco de Groseia!
Ana:_Groseia! Nem sabe falar, mãe é groselha, suco?Afi, mixuruquices esse jantar!
Conceição: _É só o que tem pra hoje, não reclame, o que fez hoje fia?
Ana:Nada mãe!não fiz nada eu juro!
Conceição:_Minina, te perguntei, fala sério, quero saber da faculdade!
Ana:_ah é isso?Fui bem!
Salustiano e os filhos sentando a mesa, logo por último veio a esposa toda emperiquitada de batom vermelho.
Salustiano:_Que isso mulher!Vai para o carnaval! Que maquiagem forte, credo , um mal gosto só estas suas roupas! Estão vendo filhos a mulher que me casei? Essa é sua verdadeira mãe!
Pedro:_Que isso pai!Não fala assim da mamãe!Ela está bem.
Salustiano:_Hoje estamos aqui reunidos meus caros filhos, com intuito de retirar da cabeça de sua mãe qualquer matutância da cabeça dela, eu não sei qual é o plano para amanhã, quero saber é hoje! Anda desembucha mulher! Que tanto sonha em sua ideia?
Conceição:_Está bem, vou dizer hoje para vocês, resolvi economizar cada dinheirinho e lá vamos nois na semana que vem para a cidade maravilhosa, sabe de que estou falando não é Saluti?
Salustiano:_Enloqueceu, pirou, com qual dinheiro? Sabe que ganhamos pouco, sua aposentadoria é minxa, a minha nem se fala, que ideia é essa veia?
Conceição:_Não me chama de veia novamente, sabe Saluti quem coloca apelido nos outros agora sabe que está cometendo o Bule? Pare,se não você vai dormir no puleiro das galinhas!
Salustiano:_Doida! E você então vive cometendo este aí tal de bule.
Ana:_minha mãe tem razão, e não é bule , é Bullying, cansei de ficar vendo só os outros viajarem, estou dentro!Vamos economizar todos, e vamos para a viagem, vamos pai!Diz que sim!
Salustiano:_Tá bem, vamos, não sei o que estou fazendo, vamos todos!
Sebastião:_Oba!Vou conhecer gatinhas novas!Viva!Já tó lá!
Conceição:_Te falei Zanguinho!Aí seus fiinhos gostou da ideia.
Enquanto jantavam, Conceição já sonhava como ia arrumar as malas, já pensava em cada detalhe de roupas para a praia,e já pensava na hospedagem no hotel , como seriam as fotos, queria pensar antes, para nada dar errado. Passaram a semana caprichando em tudo depois daquele jantar de curiosidades e no dia da viagem já com as malas prontas, cada um deles  iam rumo ao aeroporto e as discussões continuaram...
Conceição:_Chegou a hora, vamos já é manhã, pegando tudo, se arrumando, vamos queridinhos!
Salustiano:_Espero que estou fazendo a coisa certa, estou com um pressentimento desta viagem!
Conceição:_Deve ser por causa do avião, te aquete homem, para de azará a viagem, vira essa boca para lá!
Enquanto colocavam a bagagem no táxi a vizinhança curiosa olhavam, e algumas fofoqueiras diziam:_Olha quem está indo viajar , aquela esquisita daí da frente, veja Adélia, é ela mesmo! Será onde eles vão?_Não sei, deve ser para perto, casa de algum parente, eles são pobrinhos para viajar para lugares chics!_é tem razão!
Conceição:Vamos galera, o avião nos espera!
_Viu só Adélia? ela disse avião!_Bobagem, se fazendo de rica, essa aí não me engana,vive nas nuvens naquela cadeira, deve de ser mais um sonho de pobre!_Não sei não!Pode ter ganhado um prêmio!_Prêmio, que prêmio?_Deixa para lá!
Conceição:Anda, vem ou não vem, vamos perder o avião!São lerdos mesmos!Que turminha eu tenho!
Salustiano:_Já tranquei todas as portas, deixei tudo certo, como o recomendado,vamos!
No táxi era uma tensão só, já ociosos para embarcar, depois de uma corrida longa, enfim chegarão no local de embarque.
Conceição:Um sonho!Olham estes  carros passarinhos, é mesmo um avião?
Salustiano:Largue de bestagem mulher, é avião. Passarinho!
Andaram diretamente para dentro do avião, depois de terem sidos revistados e conferidos os bilhetes de viagem, estava tudo correto, a documentação exigida.
Dentro do avião Dona Conceição começou entrar em pânico:_Socorro, me acuda Saluti, estou com um frio na barriga, acho que vou morrer ,estou nas alturas, nesta barriga de passarinho!Socorro!
_Se acalma mulher, é raro um avião cair, é mais fácil acidentar de carro, o avião é seguro.
_Seguro! Nas nuvens! E você acha isso seguro? Estou em pânico Saluti, acho que não vou chegar viva para ver a Cidade Maravilhosa! Se eu soubesse que era muito alto daqui de cima, não tinha vindo de passarinho!
_Já te disse que não é passarinho...olha como os meninos estão se divertindo! Você poderia ouvir música e fechar os olhos, quando aterrizar eu te aviso.
Tudo bem,vou fazer isso, acho uma boa ideia, eu vou fechar os olhos e lembrar das maravilhas que verei horas á frente, estou ociosa para chegar lá no hotel e no outro dia ir para a praia, vamos mesmos para um hotel em Copacabana né Saluti? _Sim, fica queta! _Tudo bem, vou ficar aqui no meu canto.
As horas se passavam a ansiedade cada vez mais nos passageiros, principalmente Sebastião: _Estou com fome, ainda bem que vamos chegar logo no Rio, pai onde vamos almoçar? _Lá na praia filho tem um restaurante maravilhoso, acho que fica lá pras banda de  Copacabana  e  chama  " La Fiorentina", lá tem muitas assinaturas de pessoas importantes e é um restaurante de grande sucesso carioca, vamos passar lá para conhecer , almoçar e jantar, quem sabe não vemos uma das celebridades! _É isso aí paizão, gostei da sua ideia, minha mãe vai gostar, e falando nela será que ela está bem? Continua com os olhos fechados._Ela está bem sim meu filho, deve  de tá sonhando com a cidade que tanto gosta, e também deve ser o cansaço da viagem, apesar que é de avião ela não tem costume e ficou chocada com as alturas.
_Chegamos, olham como é bonito o Rio daqui vejo a beleza do Pão de açúcar e de tudo que há, estou encantada me bilisca, logo o avião vai pousar e estou tremendo ,mas emocionada com a grandeza disso aqui, disse Conceição.
Ana: _Já vi agora tudo, minha mãe vai pagar vexa o tempo todo ; mal chegou e grita dentro do avião, que escândalo, que vergonha!
Depois de algum tempo viajando, enfim, chegaram.
Conceição: _Olha fia, que belezura  é o Rio! É hoje que vou curtir._Estou vendo mãe é igualzinho nas novelas!-Você viu Saluti? _Sim,  Ceiça é divino!

Autora: Adaildes Alves Moreira

2 comentários: